O conselho familiar deve ser uma reunião em que todos os membros da família possam opinar a respeito do futuro da empresa.
O conselho familiar é o fórum que une os responsáveis pela gestão da empresa e é nesse momento que as expectativas e vontades do fundador, do sucessor e do herdeiro para a empresa devem ser compartilhadas. Durante as reuniões do conselho familiar, que têm o objetivo de elaborar o protocolo familiar para a empresa, todos os participantes devem se sentir à vontade para expressar suas percepções de forma livre e respeitosa.
Nas reuniões do conselho familiar, as pessoas manifestam o que querem, o que sentem e o que esperam da empresa, da família e do patrimônio. Exatamente por serem reuniões que congregam pessoas de gerações diferentes e experiências distintas, é preciso levar em conta que todos têm em comum o desejo de perpetuar a paz e harmonia familiar e preservar a empresa. Por isso, deve haver o sentimento de pertencimento de todos nas decisões e reflexões extraídas destes encontros.
São nessas reuniões que se revelam as visões do fundador e a dos sucessores e herdeiros que nem sempre são convergentes. Por isso elas acontecem e são regidas por um protocolo que contempla a participação digna e respeitosa de cada familiar de modo a se dar a oportunidade para que todos expressem os seus pontos de vista sobre o que está sendo debatido.
É evidente que tais reuniões devem ser conduzidas por um coordenador e seguir um mínimo de ordem. Afinal, não estamos falando do churrasco de domingo, mas de uma reunião que requer um certo formalismo em que todos devem ter a liberdade de expressar o que pensam sem amarras, mas também com maturidade e sem anarquia.