A boa gestão de uma empresa depende do funcionamento que irá girar em torno de um sistema integrado permitindo com que o empreendedor não use apenas a sua capacidade, mas sim, técnicas do bom gerenciamento.
Para isso, perceber a empresa em uma visão sistêmica é imprescindível, já que os subsistemas são representados por diversos departamentos trabalhando em conjunto com um único objetivo.
Os subsistemas podem ser divididos em quatro: processos, administrativo, marketing e capital humano. Cada um deles é responsável por coisas específicas que fazem o sistema como um todo funcionar. Confira a atribuição de cada um:
Processos: são responsáveis pela entrega e demanda dos produtos ou serviços de uma empresa. Podem abranger a logística, a produção, o controle dos itens, a qualidade e outros.
Administrativo: este subsistema também pode ser o financeiro de uma empresa. Envolvem procedimentos que dão suporte aos processos, podem ser o controle de contas, gestão financeira, aspectos contábeis, gestão do capital humano.
Marketing: este subsistema atende os desejos e as necessidades dos clientes ou do mercado. Esta área pode ter um departamento específico para estudo de comportamento, setor de comunicação e até mesmo centros de sistemas de distribuição.
Capital humano: uma boa empresa não é nada sem bons funcionários. O subsistema do capital humano é responsável pelo recrutamento de profissionais, treinamentos, salários e outras técnicas que valorizem as pessoas que trabalham em uma determinada instituição.
A boa governança de uma empresa está ligada diretamente entre os subsistemas, que permitem que a instituição trabalhe de forma eficaz como um todo. Para desenvolver essa ótica é preciso conhecer o negócio, saber como funciona cada setor e, principalmente, entender os objetivos como empresa.